Prática pedagógica:
JOGO DAS VIVÊNCIAS
Objetivos:
O objetivo geral do jogo é proporcionar experiências de outras formas de vida e de vivências, fomentando uma Educação para os Direitos Humanos. Essas vivências serão proporcionadas pela dinâmica e cumprimento do jogo que, de forma mais específica, ainda busca:
– realizar um debate com o relato das experiências de outras condições de vida proporcionadas pelo jogo;
– proporcionar uma reflexão e atitudes de respeito e inclusão nos estudantes;
- desenvolver uma campanha para plataforma digital sobre direitos humanos no Brasil, englobando as seguintes temáticas: educação; habitação; necessidades especiais e deficiência;
Etapas de ensino:
Área de conhecimento:
Componente Curricular / Disciplina
Direito(s) Humano(s) abordado(s)
- Igualdade (valorização da diversidade intercultural, construção de identidade pessoal e social, direito à diferença, proibição de preconceitos e discriminações)
- Dignidade humana (reconhecimento de si e do outro como sujeitos de direito)
- Cidadania (educação para cidadania global e ativa, exercício da cidadania)
- Direito ao livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, bem como direito à livre iniciativa
- Direito à educação (pleno desenvolvimento humano, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho)
- Democracia (sociedade livre, justa e solidária)
- Direito à saúde
- Direito à alimentação (suficiente e adequada)
- Direito ao lazer
- Direito de proteção à maternidade e à infância
- Direito à moradia
- Direito à previdência social
- Direito de acesso à informação
- Direitos do trabalho