Prática pedagógica:
Objetivos:
Esta proposta de trabalho faz uso da coleção de filmes de animação canadense Direitos do Coração, da National Film Board of Canada, para a realização de capacitação em Direitos Universais da Criança, destinada a crianças e jovens – em formato presencial-, professores e educadores- em versão presencial e EAD -, como multiplicadores. Como ação de Cultura de Paz, o projeto Direitos do Coração busca promover o respeito à diversidade e à dignidade humana, a conscientização sobre direitos individuais e coletivos fundamentados em cultura de valor, ética, amor e respeito, o que colabora para a melhoria das relações e ações solidárias nas comunidades e busca colaborar para a constituição de uma sociedade moderna e verdadeiramente democrática.
Mudanças que podem ser alcançadas com a capacitação:
Fomentar o conhecimento sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos da Criança através do estudo dos filmes da coleção canadense de filmes de animação – Direitos do Coração.
Favorecer o encontro do equilíbrio entre os direitos da criança e os deveres dos pais ou adultos responsáveis por sua subsistência, seu desenvolvimento e sua proteção.
Proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de divulgar seus direitos universais, como forma de participarem de assuntos de seu real interesse e estimular sua participação ativa em ações futuras, em prol de sua saúde, educação e bem estar social.
Colaborar para a melhor percepção da importância do pertencimento à nação, à comunidade e à família, esta última, como célula de apoio e cuidado.
Colaborar para que crianças e jovens percebam-se cidadãos brasileiros, com direitos e deveres
Após a capacitação de crianças são propostas ações de desdobramento da capacitação, como:
Sugestões para criação pelas crianças:
- Desenhar sobre os Direitos Universais da Criança;
- Desenhar sobre os Direitos Universais da Criança inspirados em Jean Michael Basquiat;
- Tocar sobre os Direitos Universais da Criança;
- Compor música sobre os Direitos Universais da Criança – (o educador pode gravar a fala da criança e depois transcrever com o App Speechlogger ou equivalente);
- Compor texto ou poesia sobre os Direitos Universais da Criança – (o educador pode gravar a fala da criança e depois transcrever com o App Speechlogger ou equivalente);
- Dançar sobre os Direitos Universais da Criança;
- Criar dança sobre os Direitos Universais da Criança;
- Filmar sobre os Direitos Universais da Criança;
- Criar roteiro para filme sobre os Direitos Universais da Criança etc etc etc
Etapas de ensino:
Área de conhecimento:
Componente Curricular / Disciplina
Direito(s) Humano(s) abordado(s)
- Igualdade (valorização da diversidade intercultural, construção de identidade pessoal e social, direito à diferença, proibição de preconceitos e discriminações)
- Dignidade humana (reconhecimento de si e do outro como sujeitos de direito)
- Direito à liberdade (de locomoção, de crença, consciência, de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar, etc.)
- Direito à vida