Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
6 de maio de 2021 às 17:22 #11686
Michele Arget Blanco
ParticipanteConsiderando que trabalho na Direção-Geral do Tribunal, muitas decisões e ações referentes aos ODS que envolvam aspectos administrativos passam por nossa área. Assim, a fim de facilitar sua implementação, buscamos sempre tratar todas as questões com o máximo de celeridade e eficiência possíveis, de modo a permitir o efetivo atendimento das demandas dos públicos externo e interno, que englobam, dentre outras questões, saúde e bem estar (ODS 3), igualdade de gênero (ODS 5), tecnologia da informação, inovação e infraestrutura (ODS 9) e, obviamente, apoio à área judiciária na conciliação e julgamento das ações que envolvem conflitos entre trabalhadores e empregadores e outras controvérsias decorrentes das relações de trabalho (ODS 8 e 16).
Uma ação de implementação dos ODS que recentemente foi desenvolvida por nosso Regional e envolveu nossa área de forma significativa foi a primeira edição do Prêmio Certificado Agenda 2030, inclusive já mencionada neste fórum. A segunda edição da iniciativa já está em andamento e seu objetivo é premiar ações de magistrados, servidores e unidades judiciárias que auxiliem a incorporação da Agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) na estratégia deste Tribunal.
28 de abril de 2021 às 13:29 #11427Michele Arget Blanco
Participante1)
https://portal.trt12.jus.br/noticias/laboratorio-liods-trt12-impulsiona-inovacao-e-integra-agenda-2030-da-onu-justica-do
Um case que merece destaque é a implantação do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS-TRT12) no TRT12, instituído em 2020, pela Portaria PRESI 246/2020. Considerando que o LIODS-TRT12 tem como um de seus objetivos estimular a inovação, a criatividade e sustentabilidade no serviço público, buscando novas soluções para os problemas da Justiça e para o desenvolvimento sustentável da sociedade como um todo, considero que o Laboratório contribui de forma significativa com a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Sistema de Justiça.
2)
https://www.tst.jus.br/web/guest/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/id/26893737/pop_up?_com_liferay_asset_publisher_web_portlet_AssetPublisherPortlet_INSTANCE_89Dk_viewMode=print&_com_liferay_asset_publisher_web_portlet_AssetPublisherPortlet_INSTANCE_89Dk_languageId=pt_BR
A notícia constante no link acima se refere à aprovação do novo Plano Estratégico, que orientará as ações do TST durante o período 2021-2026. Conforme o informativo, na apresentação do documento, a presidente do TST afirmou que o Plano Estratégico atende às diretrizes do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Agenda 2030 – ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), sendo, portanto, mais um exemplo de implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Sistema de Justiça.
3)
http://trt9.jus.br/portal/pagina.xhtml?secao=52&pagina=INICIAL
A informação da página do TRT9, constante no link acima, refere-se ao Programa Trabalho Sustentável – Uma Nova Forma de Produzir, desenvolvido pelo referido Regional, alinhado estrategicamente à Agenda 2030 do Pacto Global da ONU. Conforme a informação, as ações do Programa harmonizam-se com ao menos seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global: ODS 1 (erradicação da pobreza); ODS 3 (saúde e bem estar); ODS 5 (igualdade de gênero); ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico); ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura); ODS 12 (consumo e produção responsáveis), constituindo, assim, mais um case de implementação de alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Sistema de Justiça.
-
AutorPosts