Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
5 de maio de 2021 às 13:50 #11647
ROBERTO MASAMI NAKAJO
ParticipanteA presidência e administração do TRT12 estão alinhados aos eixos traçados pelo CNJ no sentido da integração da Agenda 2030 no Tribunal.
Na presente gestão, a título de exemplo da internalização da agenda, houve a criação do LIODS-TRT12, o presente curso oferecido pela Escola Judicial, o lançamento do prêmio certificado Agenda 2030 com inscrições de magistrados e servidores de ideias ou boas ações relacionadas à Agenda (o certificado está atualmente com inscrições abertas para sua 2a. edição – as ideias inscritas na primeira edição do prêmio, ainda que não premiadas, foram uma a uma analisadas para possível implantação no âmbito do Tribunal).
Como estou auxiliando a presidência do Tribunal tenho tido muito contato com a questão dos ODS.
No Tribunal tenho atuado com os objetivos de uma maneira geral, tendo em vista que fui nomeado pela presidência como coordenador operacional do LIODS-TRT12, bem como integrante do comitê avaliativo das propostas inscritas para o prêmio Certificado Agenda 2030.
Sob a coordenação da conselheira do CNJ Dra. Maria Tereza Uille Gomes, foi criada a Rede LIODS – que integra os Laboratórios de Inovação e Centros de Inteligência, da qual o LIODS-TRT12 faz parte. Há reuniões quinzenais da rede onde é possível aprender com a experiência de outros laboratórios de inovação.
Também tenho participado das reuniões quinzenais da meta 9 promovidos pela conselheira Maria Tereza, onde são discutidos os planos de ação e trabalho para que os tribunais que atinjam referida meta 9 (diretamente ligada aos ODS).
Na Vara do Trabalho a atuação com os ODS ocorre principalmente na prestação jurisdicional. Processos envolvendo remuneração igual para trabalho de igual valor (equiparação), discriminação, trabalho decente, e outros assuntos, ocorrem com frequência e são julgados na minha atuação na Vara.
Sob meu ponto de vista, o processo de internalização/integração da agenda na atividade administrativa do TRT12 segue de forma acelerada. E cursos como o presente, promovidos pela EJUD12, ajudam a administração nessa tarefa e também ajuda a externalizar a agenda 2030 através do julgamento dos magistrados em suas unidades judiciárias com preocupação de aplicação dos ODS nas decisões proferidas.
27 de abril de 2021 às 17:03 #11405ROBERTO MASAMI NAKAJO
ParticipanteCaros colegas, tutoras e tutores, Abaixo constam algumas ações do TRT12 no sentido da internalização dos objetivos da agenda 2030 no tribunal:
2) https://portal.trt12.jus.br/node/8811
O primeiro link trata da criação e implantação do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT12. O Segundo link trata da questão do cumprimento da meta 9 pelo TRT12 no ano de 2020. E o terceiro link do certificado criado pelo TRT12 com o intuito de premiar melhores ideias relacionadas à agenda 2030 (no ano de 2020 os vencedores do prêmio já foram divulgados e todas as ideias – mesmo não vencedoras do prêmio em 2020 – estão sendo analisadas pelo TRT para possível aplicação prática e implantação – no ano de 2021 o concurso está aberto para o recebimento de inscrições).
Abraços.
Roberto Masami Nakajo
-
AutorPosts