Prática pedagógica:
Construção do coletivo e garantia dos direitos em turmas com estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA
Objetivos:
- Compreender sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA e seus direitos educacionais;
- Promover a inclusão de estudantes com TEA nos Anos Finais do Ensino Fundamental;
- Viabilizar a construção de identidade de grupo, respeitando as diferenças individuais no coletivo;
- Garantir a representatividade e lugar de fala dos estudantes com TEA;
- Construir coletivamente as ações necessárias para que os direitos dos estudantes com TEA sejam garantidos no grupo e no ambiente escolar.
Etapas de ensino:
Área de conhecimento:
Componente Curricular / Disciplina
Direito(s) Humano(s) abordado(s)
- Igualdade (valorização da diversidade intercultural, construção de identidade pessoal e social, direito à diferença, proibição de preconceitos e discriminações)
- Dignidade humana (reconhecimento de si e do outro como sujeitos de direito)
- Direito à educação (pleno desenvolvimento humano, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho)
- Grupos subalternizados (indígenas, imigrantes, refugiados, ciganos, negros, mulheres, crianças)
- Direito de acesso à informação