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Prática pedagógica:

Direitos do Coração por edUc21 – Educação em Direitos Universais da Criança

Objetivos:

Esta proposta de trabalho faz uso da coleção de filmes de animação canadense Direitos do Coração, da National Film Board of Canada, para a realização de capacitação em Direitos Universais da Criança, destinada a crianças e jovens – em formato presencial-, professores e educadores- em versão presencial  e EAD -,  como multiplicadores. Como ação de Cultura de Paz, o projeto Direitos do Coração busca promover o respeito à diversidade e à dignidade humana, a conscientização sobre direitos individuais e coletivos fundamentados em cultura de valor, ética, amor e respeito, o que colabora para a melhoria das relações e ações solidárias nas comunidades e busca colaborar para a constituição de uma sociedade moderna e verdadeiramente democrática.

Mudanças que podem ser alcançadas com a capacitação:

Fomentar o conhecimento sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos da Criança através do estudo dos filmes da coleção canadense de filmes de animação – Direitos do Coração.

Favorecer o encontro do equilíbrio entre os direitos da criança e os deveres dos pais ou adultos responsáveis por sua subsistência, seu desenvolvimento e sua proteção.

Proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de divulgar seus direitos universais, como forma de participarem de assuntos de seu real interesse e estimular sua participação ativa em ações futuras, em prol de sua saúde, educação e bem estar social.

Colaborar para a melhor percepção da importância do pertencimento à nação, à comunidade e à família, esta última, como célula de apoio e cuidado.

 Colaborar para que crianças e jovens percebam-se cidadãos brasileiros, com direitos e deveres

Após a capacitação de crianças são propostas ações de desdobramento da capacitação, como:

Sugestões para criação pelas crianças:

  • Desenhar sobre os Direitos Universais da Criança;
  • Desenhar sobre os Direitos Universais da Criança inspirados em Jean Michael Basquiat;
  • Tocar sobre os Direitos Universais da Criança;
  • Compor música sobre os Direitos Universais da Criança – (o educador pode gravar a fala da criança e depois transcrever com o App Speechlogger ou equivalente);
  • Compor texto ou poesia sobre os Direitos Universais da Criança – (o educador pode gravar a fala da criança e depois transcrever com o App Speechlogger ou equivalente);
  • Dançar sobre os Direitos Universais da Criança;
  • Criar dança sobre os Direitos Universais da Criança;
  • Filmar sobre os Direitos Universais da Criança;
  • Criar roteiro para filme sobre os Direitos Universais da Criança etc etc etc

Componente Curricular / Disciplina

Autor da prática