Prática pedagógica:
RODA DA CONVERSA: EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS APRENDER, SENTIR, AGIR DIALOGAR.
Objetivos:
A atividade teve, ao menos, dois macro objetivos:
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Levar ao conhecimento daos/das estudantes, sujeitos/as da pesquisa, os dados produzidos durante etapa anterior – entrevista – demonstando, assim, o respeito éticos aos/às mesmos/as.
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Refletir com os/as sujeitos/as o que são Direitos Humanos, seu percurso histórico, e, maiormente, auxiliar a compreensão de que todos e todas são sujeitos/as de direitos.
Etapas de ensino:
Área de conhecimento:
Componente Curricular / Disciplina
Direito(s) Humano(s) abordado(s)
- Direito ao transporte
- Direitos do trabalho
- Direito de acesso à informação
- Direito à resposta, proporcional ao agravo, incluindo indenização por dano material, moral ou à imagem
- Direito à previdência social
- Direito à moradia
- Direitos do consumidor
- Direito à herança
- Direito à propriedade
- Direito ao pluralismo político
- Direito à justiça (acesso à justiça, devido processo legal, assistência judiciária gratuita, etc.)
- Proibição da tortura ou outro tratamento desumano, cruel ou degradante
- Direito de proteção à maternidade e à infância
- Direito ao lazer
- Igualdade (valorização da diversidade intercultural, construção de identidade pessoal e social, direito à diferença, proibição de preconceitos e discriminações)
- Direito à segurança
- Direito à vida
- Questões de gênero (orientação de gênero, orientação sexual, etc.)
- Grupos subalternizados (indígenas, imigrantes, refugiados, ciganos, negros, mulheres, crianças)
- Direito à liberdade (de locomoção, de crença, consciência, de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar, etc.)
- Direitos Humanos (história, surgimento, conceito)
- Direito à alimentação (suficiente e adequada)
- Direito à saúde
- Democracia (sociedade livre, justa e solidária)
- Direito à educação (pleno desenvolvimento humano, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho)
- Direito ao livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, bem como direito à livre iniciativa
- Cidadania (educação para cidadania global e ativa, exercício da cidadania)
- Dignidade humana (reconhecimento de si e do outro como sujeitos de direito)